O Guia Inteligente para a Produtividade da sua empresa

Uma boa empresa precisa entender cada um dos seus colaboradores, sabendo como explorar o máximo deles, e para isso acontecer, essa empresa precisa apresentar medidas que estimulem a produtividade deles, e mostrem quais os benefícios de serem produtivos.

Veja agora como aumentar a produtividade da empresa, sem comprometer muito do orçamento!

Atualizado, 30 de outubro 2021

Autor: Hitalo Lara

Por que ser produtivo é importante na empresa moderna

A produtividade dos colaboradores, pode transformar uma empresa e mudar completamente o cenário dela dentro do seu ramo de atuação, por isso, ser um profissional produtivo, principalmente atualmente, se faz cada vez mais importante. 

 

A Ambev, por exemplo — que nasceu de uma fusão entre Antarctica e a Brahma, empresas que eram concorrentes até a fusão —, mostrou o que os incentivos à produtividade dos colaboradores, podem fazer por uma empresa.

 

Apesar das empresas, à época, já serem consolidadas no país, com um bom market share (relevância de mercado da empresa), os métodos utilizados pela administração após a fusão elevaram a produtividade da empresa, transformando a Ambev em uma das maiores cervejarias do mundo.

Os 3 principais motivos pelos quais os funcionários não serão produtivos

Sobrecarga de trabalho

É comum que uma empresa tenha períodos de carga de trabalho elevada, principalmente em empresas cíclicas — com as empresas do varejo, por exemplo, que tem nas datas festivas, seu maior volume de demanda.

 

Sabendo disto, se faz necessário um bom planejamento da administração para não haver sobrecarga de trabalho nos colaboradores que, quando isso não ocorre, acabam executando duas, ou três funções, diminuindo sua produtividade e gerando insatisfação, o que pode acabar tirando a motivação, até mesmo do melhor funcionário.

Falta de reconhecimento profissional

Quem nunca se frustrou ao fazer um excelente trabalho, e absolutamente ninguém dizer, nem mesmo, um “obrigado por isso”?

 

O reconhecimento do trabalho bem feito é muito importante, para o funcionário e também para a empresa. 

 

Para o profissional, esse reconhecimento é uma forma de motivação, que vai ajudá-lo a desempenhar um trabalho melhor, aumentando cadas vez mais sua produtividade, sabendo que seu desempenho está sendo notado.

 

Para a empresa, pode ser uma maneira de diminuir a rotatividade para não acabar perdendo bons funcionários, além de melhorar o ambiente de trabalho e contribuir para o aumento de produtividade dos funcionários, devido ao ciclo virtuoso que pode ser gerado pela busca desses pequenos reconhecimentos diários.

Acúmulo de Funções

Tudo bem, de vez em quando é normal acumular funções, mas é muito ruim quando vira rotina, ou não?!

Acontece quando um colega que saiu de férias, ou alguém que teve um problema pessoal, entretanto, quando essa condição se estende, sem nenhum benefício, a situação muda de figura.

Quando o colaborador passa por situação parecida, ele tende a contribuir, mas, o fato de essa condição estar se estendendo, acaba gerando um sentimento de insatisfação, como se a empresa estivesse se aproveitando dele.

Situações como essa podem acabar afetando todo o ambiente de trabalho, que pode estender isso de várias maneiras diferentes, criando um ambiente conturbado.

4 dicas para estimular a produtividade na sua empresa

Para que um trabalhador seja mais produtivo no dia a dia da empresa, alguns pontos devem ser atendidos pela empresa, para que contribuam com esse cenário de produtividade. 

 

Pensando nisso, separamos abaixo dicas inteligentes que podem estimular a produtividade dos seus trabalhadores:

Mesclar tempos de Home Office e Escritório

O home office tende a aumentar a produtividade, entretanto, como mostra uma pesquisa do Infomoney, os adeptos dessa forma de trabalhar, ainda não conseguem conciliar o trabalho e a vida pessoal.

 

Portanto, vale a pena elaborar um plano específico, consultando cada colaborador, para se adequarem à melhor forma de executar os trabalhos da empresa.

Cobre metas e "esqueça" as horas por dia

As metas têm se tornado cada vez mais comuns nas empresas que buscam se destacar no mercado, no entanto, a maioria das empresas, ainda utiliza o “banco de horas” como método de cobrança.

 

Tente isso…

 

Estipule 3 metas com um prazo adequado para que essas metas sejam executadas e um prêmio para quando forem alcançadas, ao final, você vai notar que não importam muito às horas por dia que levou para atender os objetivos.

Tempo livre

O tempo é o ativo mais valioso que o ser humano possui e, qualquer pessoa, deseja ter mais tempo e para um colaborador que trabalha em uma empresa, não é diferente.

 

Dar mais tempo livre durante a semana, pode estimular a produtividade de alguém e, esse tempo livre, não precisa necessariamente ser fora do escritório. 

 

Algumas empresas, por exemplo, possuem cantos de jogos, “cantos de soneca”, dia das crianças no escritório ou viagens pagas pela empresa, utilize um deles ou invente um para sua.

Prêmios em dinheiro

Não podemos ser hipócritas, afinal, muita gente trabalha por dinheiro então “quanto mais dinheiro melhor”.

 

Estipular metas ousadas e dar prêmios em dinheiro quando elas forem alcançadas, se tornou um dos métodos mais eficientes de estimular a produtividade no ambiente de trabalho.

 

Artigos relacionados: guiadeprodutividade.com

Inscreva-se no nosso Blog

Ao se inscrever, você acessa, em primeira mão, todos nossos principais posts diretamente em seu email

O Guia de Produtividade precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.